quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Por que "rotulamos" e julgamos tanto as outras pessoas?



Um grande defeito do ser humano é “rotular” e julgar as outras pessoas. Dificilmente alguém nunca fez isso. Muitas vezes, sem ao menos conhecer determinada pessoa já criamos pré-conceitos a respeito dela. Para que possamos agir de forma diferente em relação a isso, é preciso muita disciplina cristã. Precisamos pedir constantemente para que o Espírito Santo de Deus venha controlar todo o nosso ser: nossos pensamentos, nossos sentimentos, nossas palavras e ações. Precisamos pedir a Deus que nos lembre constantemente das palavras de Jesus Cristo em relação a isso: “[...] Pois vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que medirdes.” (Mt. 7;2).
Somente Deus pode julgar e somente Deus conhece o coração de cada filho amado Seu. Precisamos ter consciência de que cada pessoa tem uma história, repleta de alegrias e tristezas, que cada pessoa tem sua própria cruz, obstáculos, fraquezas e limitações. Precisamos ter consciência de que o que somos hoje é resultado de tudo que já vivemos e da forma como encaramos os problemas, as situações difíceis, as “tempestades” de nossas vidas. E, principalmente, termos a certeza de que tudo pode ser mudado através do poder da oração, da fé e da ação de Deus, de que Ele faz novas todas as coisas! Que tenhamos sempre tudo isso em mente antes de pensarmos em “rotular” ou julgar alguém. Não julgue jamais, mesmo quando perceber que seu irmão está agindo de forma errada, que está andando por caminhos incertos; ao invés disso, tente mostrar o melhor caminho para ele com amor, humildade e serenidade. Tente fazê-lo enxergar que suas atitudes estão prejudicando outras pessoas e, principalmente, ele mesmo. E se ele não lhe der ouvidos, ore por ele. Peça a Deus que toque o seu coração para que ele possa encontrar o seu caminho, descobrir sua missão, trabalhar a favor do Reino de Deus e ser plenamente feliz.


Márcia T. Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário