sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Como resistir às tentações?



Enquanto vivemos no mundo, não podemos estar sem trabalhos e tentações.Por isso está escrito no livro de Jó: "A vida do homem sobre a terra é uma contínua milícia".

Cada qual deve pois ser muito cuidadoso nas tentações e vigilantes na oração para não dar lugar às ilusões do dêmonio, "que nunca dorme, nem cessa de andar à redor das almas para as devorar" (I Petr. V,8). Ninguém há tão santo e tão perfeito, que não tenha algumas vezes tentações, e não podemos viver sem elas.

São contudo as tentações muitas vezes utilíssimas ao homem, posto que sejam importunas e pesadas; porque nelas é humilhado, instruído e purificado. Todos os santos passaram por muitas tentações e trabalhos e foi assim que aproveitaram. Os que não quiseram sofrer e levar com ânimo, foram tidos por maus e desfaleceram no caminho da salvação.

Não há ordem tão santa, nem lugar tão retirado onde não haja tentações e adversidades. Nenhum homem está inteiramente livre de tentações enquanto vive; porque em nós mesmos está a causa donde elas vêm, pois nascemos com inclinação ao pecado.

Passada uma tentação ou tribulação sobrevém outra, e sempre teremos que sofrer, porque se perdeu o bem de nossa primeira felicidade. Muitos querem fugir às tentações, e caem nelas mais gravemente.

Não as podemos vencer só com fugir-lhes, mas com paciência e verdadeira humildade nos fazemos mais fortes que todos os nossos inimigos.


Fonte: Imitação de Cristo, livro I, capítulo XII, 1 a 3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário