sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Grupo de Oração: Ambiente de crescimento na fé cristã


Todo cristão de fé busca constantemente viver de acordo com os ensinamentos de Cristo e, com certeza, sabemos que não é uma tarefa muito fácil, sendo que somos seres humanos repletos de fraquezas e limitações. Quantos já pensaram em desistir? Quantos, em meio às divergências de idéias e opiniões em seu grupo de oração, pensaram em abandoná-lo pensando da seguinte forma: “Não concordo em alguns pontos com eles. Não vou conseguir mudar a mentalidade deles, é mais fácil me afastar.” Com certeza nos parece mais fácil fugir dos problemas ao invés de encará-los. “Abandonar o barco” quando a situação não nos parece confortável.

Realmente, lidar com pessoas não é fácil. Mas, já imaginou que tédio seria se fôssemos todos iguais? Como sabemos, cada pessoa é única. Deus quis assim. Nunca existiu e nunca existirá alguém idêntico a você, pois você é único na face da Terra, com suas idéias, pensamentos e valores. Quantos grupos de oração se desfazem porque seus membros não sabem respeitar as diferenças uns dos outros, não sabem expor suas idéias ao invés de impor e ambos crescerem juntos através do amor e respeito mútuo?

O primeiro passo para uma convivência sadia é o Amor. Os membros de um grupo de oração precisam se amar, precisam se respeitar. É preciso saber construir críticas construtivas e que o outro saiba recebê-las com sabedoria. Através desta postura madura de cristão, o grupo de oração tem fundamentos para crescer e se fortalecer no amor e na fé cristã. Enquanto não aprendemos a conviver com as diferenças uns dos outros, enquanto não aprendemos a construir e a receber críticas construtivas e sugestões, de nada adianta abandonar um grupo de oração e ingressar em outro. Como diz aquele ditado popular: “A grama do vizinho é sempre mais verde.” Mas, sabemos, por experiências próprias, que ela é mais verde quando não estamos lá, olhando de perto; neste caso, aquele outro grupo ou movimento da igreja, nos parece melhor quando não estamos lá convivendo com aquelas pessoas, enfrentando os problemas diários. Pois, a partir do momento que estamos lá, convivendo no dia a dia com elas, veremos que lá também existem divergências de idéias e opiniões. Que lá também existem problemas. O que pode mudar é a forma como o grupo no todo encara estes problemas; e isso vai depender da maturidade cristã de cada membro do grupo, da abertura e receptividade de cada um ao aprendizado, a novas idéias, e ao constante crescimento cristão.

Não abandone o seu grupo de oração, com certeza ele precisa de você. Por mais difícil que seja, fique e lute! Ninguém disse que seria um mar de rosas. Como diz aquela música do Pe. Fábio de Mello, Jesus não nos promete um jardim de flores, mas nos promete a força para plantá-lo. Cada membro do seu grupo de oração, assim como você, é único e muito especial, e com certeza, tem muito a oferecer. Pense nisso! Exponha as suas idéias e permita que seus irmãos façam o mesmo. Escute-os com carinho e amor. Se ninguém ainda tomou a frente em relação a isso no seu grupo, dê o primeiro passo. Faça acontecer! Proponha uma discussão de idéias. Filtrem as melhores colocações e sugestões através de decisões em consenso. A convivência sadia em um grupo de oração é primordial para o bom andamento do mesmo. Para que os objetivos comuns sejam alcançados. Para que o grupo cresça no amor e na fé constantemente! Você não está nesse grupo de oração por acaso. Deus tem uma missão para você cumprir através deste grupo. Seja um verdadeiro cristão, que não desiste, mas que luta para vencer através da fé e do amor!

Que Deus o abençoe!


Fonte: Blog Márcia Machado

Um comentário: