terça-feira, 5 de julho de 2011

Por que tivesses que partir?


Ouvir a canção ‘Quem me segurou foi Deus’ de composição do Diácono Nelsinho Corrêa nos possibilita entrar em uma profunda reflexão sobre um assunto que muito nos assusta: a perda.


Quem me segurou foi Deus
Composição: Nelsinho Corrêa
[...]Quem me segurou foi Deus com seu amor de Pai
Quem me segurou foi Deus
Quem me compreendeu foi
Deus quando eu chorei demais
Quando se perde alguém parece
que se perde a paz
Ele também chorou quando Lázaro morreu
E se compadeceu, chora comigo a minha dor
Mas ressuscita a alegria e o amor.



As pessoas se vão e com elas uma parte de nossos motivos para sorrir. As lágrimas e a dor passam a ser nossas companheiras enquanto o tempo vai lentamente seguindo seu ciclo natural. Vem-nos o terrível sentimento de culpa e com ele, uma série de indagações.

Por que comigo?
Por que tão cedo?
Por que não vivi mais cada momento?
Por que não amei mais?

Começam as lembranças. As quais deveriam nos ajudar num processo de cura, mas infelizmente parecem contribuir ainda mais para com a dor da perda. Os momentos felizes vividos juntos, os sorrisos, os abraços, as palavras de força e amparo nos acompanham nos sonhos e pensamentos enquanto as lágrimas insistem em banhar nossos rostos. Passamos então a viver na busca constante da compreensão e resposta a pergunta: Por que tivesses que partir?

A palavra de Deus nos diz:

"Irmãos, não queremos que ignoreis coisa alguma a respeito dos mortos, para que não vos entristeçais, como os outros homens que não têm esperança. Se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, cremos também que Deus levará com Jesus os que nele morreram. Eis o que vos declaramos, conforme a palavra do Senhor: por ocasião da vinda do Senhor, nós que ficamos ainda vivos não precederemos os mortos. Quando for dado o sinal, à voz do arcanjo e ao som da trombeta de Deus, o mesmo Senhor descerá do céu e os que morreram em Cristo ressurgirão primeiro. Depois nós, os vivos, os que estamos ainda na terra, seremos arrebatados juntamente com eles sobre nuvens ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras". (I Tessalonicenses 4: 13-18)

Por mais que a perda nos aflija e inquiete, que a saudade seja eminente e a dor parecer muitas vezes insuportável, não devemos ostentar em nossos corações e semblantes a tristeza. Até mesmo Jesus Cristo, Deus feito homem, chorou diante da perda, quando Lázaro, seu amigo, faleceu.
Devemos viver na certeza e na fé de que a morte não é o fim, que nossos irmãos que partiram, hoje, se encontram na graça de Deus. E viver na certeza que em meio aos prantos e a dor, nosso Pai, nosso Deus não nos deixa só.

Vamos orar juntos?

Senhor, Pai eterno e todo poderoso, tenho tanto medo da perda, medo do sofrimento que ela pode causar a mim e as pessoas que amo. Tenho medo de talvez não ter forças para suportar, mas confio em Ti Senhor. Sei que sempre estás comigo, que me sustentará e aliviará toda agonia que tomar conta de meu coração.
Obrigado Senhor pelo Vosso amor e Vossa paz.

Amém!


Wagner Machado
Min. Comunicação Social - G.O.J. Eterna Aliança

Nenhum comentário:

Postar um comentário